Este edifício com localização privilegiada numa das áreas nobres da cidade – o parque da cidade. A arquitetura do auditório municipal de Paredes aspira a ser um reflexo da natureza exploratória deste território e, simultaneamente, afirma ser um contexto estimulante – enigmático – que desafia as faculdades sensoriais, percetivas e intelectuais daqueles que a visitam.
O auditório é sinónimo de criação de um grande “volume” que alberga o salão principal para 500 assentos e todos os demais espaços adjacentes.
Funcionalmente, o prédio é dividido em duas áreas principais: uma pública e uma privada. A área pública é subdividida em auditórios e foyers. Quanto à área privada, é constituída por vestiários, zonas técnicas e área administrativa.
No projeto AVAC, para o auditório e foyer, dado o padrão de utilização não permanente, foram definidos sistemas roof-top com recuperação de energia e dotada de módulo de free-cooling.
Para as restantes áreas, a climatização é assegurada por chiller bomba de calor e unidades de tratamento de ar estrategicamente distribuídas.
Assegurada igualmente a idealização de todos os sistemas de desenfumagem necessários.